Friday, March 23, 2007

Processos intervenientes na formação de rochas sedimentares

Processos intervenientes na formação de rochas sedimentares

Alteração ou Meteorização
Processo pelo qual as rochas perdem as características físico-químicas originais.

Erosão
Fenómeno de desgaste dos materias rochosos por acção das águas, vento e seres vivos.

Transporte
Movimento dos materiais resultantes da erosão, pela acção da água, do vento e da força da gravidade.

Sedimentação
Processo de deposição dos sedimentos previamente erodidos e transportados.
Normalmente, os agentes de erosão são também agentes de transporte e sedimentação, pois estes processos podem ocorrer simultaneamente. A estes dá-se o nome de Agentes de Erosão, Transporte e Sedimentação, sendo os mais importantes:
A água da chuva, rios, mares, glaciares;
O vento;
A força da gravidade.
Em resumo, na sedimentação podem participar isolados ou em conjunto, detritos ou clastos arrancados a rochas preexistentes, substâncias dissolvidas nas águas e sedimentos de origem orgânica.
Depois da sedimentação, inicia-se o último processo por que passam os sedimentos, antes da formação das verdadeiras rochas sedimentares, a Diagénese. Começa com a redução de volume dos sedimentos, devido ao peso dos sedimentos que se vão depositando por cima. Nos sedimentos mais profundos vão-se reduzindo os espaços vazios e estes começam a agregar-se e a compactar. Com a compactação, os sedimentos tornam-se mais resistentes adquirindo um aspecto de rocha.

Diagénese
Conjunto de processos situados entre a sedimentação e o metamorfismo, que actuam sobre os sedimentos provocando a sua compactação e formação de rochas mais consistentes.
Associada à compactação dos sedimentos, decorre o processo de cimentação que consiste no aparecimento de uma matriz ou seja material muito fino entre os grãos dos sedimentos, ou um cimento resultante da precipitação de substâncias, geralmente carbonato ou sílica, conferindo mais consistência.
Nos sedimentos mais profundos, pode existir também modificações nos minerais e alterações químicas com trocas de substâncias entre as rochas e as soluções que circulam em volta, dando origem a novos minerais designados de neoformação.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

esta bem feito obrigadão

1:09 PM  
Blogger Unknown said...

esta bem feito obrigadão

1:10 PM  

Post a Comment

<< Home