Thursday, June 07, 2007

Problemas ambientais provocados pelo consumo excessivo dos recursos enegéticos


* Chuvas ácidas

Os principais ácidos da chuva são o sulfúrico (H2SO4) e o nítrico (HNO3), formados pela associação da água com dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogénio (NOx), produtos da queima de combustível fóssil, que podem ser carregados pelo vento por distâncias superiores a 1.000 quilómetros do ponto de emissão, ocasionando chuvas ácidas distantes da fonte primária de poluição, o que acaba se tornando um problema sem fronteiras territoriais.
O dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogénio podem causar danos tanto pela precipitação seca, que se depõe sobre a vegetação e as estruturas (monumentos, prédios, etc.), como pela precipitação húmida, dissolvidos na chuva ou em vapores d'água atmosféricos. Para a saúde humana os principais danos causados pela ingestão de água ou alimentos contaminados por metais pesados presentes na chuva ácida são os problemas neurológicos.


* Efeito de estufa

O crescente consumo de combustíveis fósseis está a alterar o equilíbrio do planeta proporcionado pelo "efeito estufa", fenómeno de retenção do calor solar pelos gases existentes na atmosfera, mantendo a terra quente.
O “vidro” de gases durante o dia mantém uma estufa quente porque permite que a radiação solar de ondas curtas passe facilmente, mas impede a passagem da radiação de ondas longas reflectida pela terra e retém o calor no interior da estufa:
Entre os gases de efeito estufa mais conhecidos estão o vapor de água, o dióxido de carbono, o metano, o óxido nitroso e os clorofluorcarbonetos. Os óxidos de nitrogénio, o monóxido de carbono, os halocarbonos e outros de origem industrial como o hidrofluorcarbono, o perfluorcarbono também são exemplos de gases de efeito estufa.
O aumento de dióxido de carbono em decorrência da intensificação das actividades industriais foi o principal factor que contribuiu para elevar a média da temperatura entre 0,4ºC e 0,8ºC na superfície do planeta durante o último século.

Curiosidades sobre os recursos energéticos

* Combustiveis fósseis:
• Os combustíveis fósseis foram formados há mais de 65 milhões de anos o que corresponde à idade dos dinossauros
• Portugal não apresenta locais subterrâneos com estes combustíveis (ou seja, não é um país rico em combustíveis fósseis).

* Energia da biomassa:
·O etanol ocupa um lugar de destaque no Brasil, com cerca de 43% dos veículos movidos a etanol;
·Em Vila Real, o aquecimento das escolas é feito através da energia da Biomassa;
·O sistema híbrido da única piscina existente em Torrão utiliza uma caldeira a biomassa;
·A central termoeléctrica de Mortágua utliliza a energia do biogás para produzir energia eléctrica;
·Dos 20% da energia renovável no mundo, cerca de 14% é proveniente da biomassa;
·Na Califórnia, a biomassa é responsável pela produção de 2,77% de toda a energia eléctrica.

* Energia das ondas:
·A energia que chega à costa ocidental portuguesa (500 km) é de cerca de 120 TWh/ano (em águas profundas);
·As zonas costeiras portuguesas, em especial a costa ocidental do continente e as ilhas dos Açores têm condições naturais entre as mais favoráveis em qualquer parte do mundo para o aproveitamento da energia das ondas.

* Energia hidroeléctrica:
·A primeira central hidroeléctrica do mundo foi construída em Appleton nos EUA, em 1882;
·A central hidroeléctrica de Owen Falls, no Uganda, construída em 1954 é a maior em capacidade (2700000 milhões de m³);
·A central hidroeléctrica de Rogun, construída em 1990 no Tajiquistão, é a maior em altura (335m);
·A barragem de Cahora Bassa, construída em 1974, em Moçambique é a maior barragem construída por Portugal (63000 milhões de m³);
·Em Portugal existem cerca de 40 barragens.
·Em Portugal o potencial de aproveitamento de energia hídrica está distribuído por todo o território nacional, com maior concentração no Norte e Centro do país.

* Energia geotérmica:
.O primeiro país a utilizar energia geotérmica foi a Itália, em 1904, seguido pela Islândia em 1928;
.Esta representa uma potência de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo actualmente;
.Alguns peritos admitem que futuramente a energia geotérmica poderá satisfazer cerca de 20% das necessidades energéticas mundiais.

Energia eólica:
.Em Portugal, o primeiro parque eólico foi criado em 1988 em Santa Maria (Açores), com a instalação de um parque eólico no Figueiral, constituído por 9 aerogeradores de 30 kW perfazendo uma potência instalada de 270 kW. Esta estrutura produtiva contribuiu anualmente com uma média de cerca de 4% da produção total da ilha. Actualmente a distribuição destas centrais abrange quase todo o território nacional com aproximadamente 150 MW de potência instalada até 2001;
.Um barco á vela usa a energia dos ventos para se deslocar na água. Esta é uma forma de produzir força através do vento;
.Durante muitos anos, os agricultores serviram-se da energia eólica para bombear água dos furos usando moinhos de vento;
.O vento também é usado para girar a mó dos moinhos transformando o milho em farinha. Cada turbina produz entre 50 a 300 kW de energia eléctrica. Com 1000 watts podemos acender 10 lâmpadas de 100 watts; assim, 300 kilowatts acendem 3000 lâmpadas de 100 watts cada.
.Cerca de 30% da electricidade produzida a partir do vento é criada na Califórnia. A Dinamarca e Alemanha também são grandes exploradores da energia eólica;
.O recurso energético disponível em Portugal estima-se entre os 2.000 MW e os 3.500 MW, para rentabilidades na ordem das 2.500 horas brutas anuais e 2.000 horas brutas anuais.

* Energia solar:
. Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar

Recursos energéticos

Recursos energéticos

Recursos renováveis e recursos não renováveis

Pode entender-se por recursos renováveis ou recursos limpos, os recursos cuja formação é mais rápida do que o seu consumo pelo Homem. São exemplos de recursos renováveis : energia geotérmica, energia hidroeléctrica, a energia eólica e a energia solar.

Os recursos não renováveis ou recursos sujos são os recursos cujo tempo de formação é mais lento do que o seu consumo pelo Homem. São exemplos de recursos não renováveis : os combustiveis fósseis e a energia nuclear.